Tive o privilégio de conhecer Annecy em uma viagem ao Alpes Franceses na primavera de 2017 – foi paixão à primeira vista! Imagine uma vila medieval, repleta de canais com água em cor verde esmeralda, às margens do segundo maior lago da França e com as montanhas nevadas dos Alpes como pano de fundo… assim é Annecy.

Tamanho é o seu charme que recebeu o apelido de Veneza dos Alpes e mesmo estando na França herdou muitos dos traços arquitetônicos italianos, afinal de contas, ela está a apenas 1h da fronteira com a Itália e a 40 minutos da fronteira Suíça. Hospedar-se por algumas noites em Annecy e fazer um bate-e-volta à Itália e outro à Suíça é a cara da riqueza, não é?

Além disso, em Annecy você estará ao lado de Chamonix, cidade que abriga a mais alta montanha da Europa, o Mont Blanc.

Por seu tamanho, Annecy pode ser percorrida a pé e você pode fazer um passeio pelo lago cuja fama é de ser um dos mais límpidos do mundo.

Rio Thiou em Annecy

QUANDO IR

Os meses de maio, junho, setembro e outubro são os melhores. Nestes meses as hospedagens possuem bom preço e as multidões são menores, uma vez que não é período de férias dos Europeus.

De dezembro a março os valores são mais baixos e faz muito frio. A visita nestes meses só é recomendada para os que desejam esquiar.

Se pretende visitar a vila em julho ou agosto recomenda-se realizar reservas com antecedência.

Se possível, escolha um dia ensolarado, pois a maioria das atrações encontram-se ao ar livre.

Place Sainte Claire

COMO CHEGAR

CARRO: A maneira mais prática, mas não a mais econômica de se chegar a Annecy. O tempo de viagem é de 1h30 partindo de Lyon. Quem parte de Chamonix levará 1h e quem parte de Genebra levará apenas 40 minutos.

TREM: Não há estação de TGV (Trem de Alta Velocidade) em Annecy. No entanto é possível chegar de TER (trem de velocidade normal) partindo de Genebra ou Lyon por menos de €10. A viagem leva cerca de 1h30 partindo de Genebra e 2h10 partindo de Lyon. Apesar de haver trens compartida de Chamonix, a viagem é demorada.

ÔNIBUS: A empresa Autocars Frossard opera ônibus que partem de Genebra com diversas saídas ao dia.

A melhor maneira de circular pela cidade é a pé ou de bicicleta.

A rua principal da vila chama-se Rue Sainte Claire, aqui encontram-se as mais diversas opções de lojas, restaurantes e cafés.

Igreja de Saint-François de Sales

ATRAÇÕES E ATIVIDADES

A maior atração da vila consiste em percorrer suas ruas medievais, caminhar ao redor do lago e admirar seus belos cenários – além de tirar muitas fotos, é claro! Se chegar cedo, poderá conhecer toda a vila em um único dia, lembrando que também é possível estender sua estadia e usar Annecy como base para conhecer Genebra e Chamonix. Abaixo encontram-se as principais atrações desta encantadora vila alpina:

Palácio da Ilha (Palais de l’Isle) – Museu

Localizado em uma ilha em meio ao Rio Thiou esta construção do século XI já teve a função de casa da moeda, residência real, palácio de justiça e prisão. Atualmente, é possível visitar a antiga sala de audiências, a cela dos prisioneiros e a capela. O palácio faz parte da lista do patrimônio histórico da França.

Château d’Annecy – Castelo

Localizado em meio a cidade antiga e elevando-se sobre ela, o Castelo de Annecy foi a residência oficial dos Condes de Genebra. Sua construção teve início no século XII, mas só terminou no século XVI. Seu interior abriga um museu bem diversificado que apresenta desde esculturas medievais, mobilhas reais, pinturas de paisagens alpinas e uma seção que conta a história geológica do Lago Annecy.

Col de la Forclaz – Vista Panorâmica

Se estiver de carro não deixe de ir a este local que oferece vistas belíssimas do Lago Annecy e da região. Além da vista, a uma pista de parapente. O pôr do sol daqui também é tirar o fôlego. Fica no lado oposto do lago e leva aproximadamente 30 min para chegar lá.

Pedalar ao Redor do Lago Annecy – Passeio

Se você gosta de pedalar, saiba que há uma ciclovia que circunda todo o lago e você poderá alugar bicicletas no Roul’Ma Poule. Se você não for acostumado a pedalar poderá alugar uma bicicleta elétrica. Todo o percurso são 40km e leva-se aproximadamente 5h para realizá-lo sem pausas. É claro que você não precisa circundar todo o lago.

Piquenique ao redor no lago – Passeio

O florido Jardins de l’Europe (Jardins da Europa) fica ao lado de um enorme gramado chamado Champs de Mars (Campo de Marte), um local perfeito para relaxar, apreciar o lago e fazer piquenique. Fica ao lado de outro ponto famoso da cidade e imperdível da cidade, a Pont des Amours (Ponte dos Amantes).

Banhar-se no Lago Annecy – Praia

Apesar da água fria proveniente de geleiras, muitos apreciam nadar no lago durante os meses quentes mais quentes. Há diversas praias ao redor do lago, algumas delas são públicas, ou seja, você pode banhar-se gratuitamente, são elas: Plage d’Annecy-le-Vieux (1km a nordeste do gramado Campo de Marte) e a Plage des Marquisats (1km a sudeste da cidade)

Compagnie des Bateaux – Passeios de Barco

Onde o Rio Thiou desemboca no lago há diversas empresas que realizam passeios de barco pelo lago. Os barcos circulam de meados de abril até o fim de setembro e percorre diversas vilas nos arredores do lago.

Diversos barcos realizam passeios no lago

Lago Annecy

ALIMENTAÇÃO

Há incontáveis e variadas opções para comer em Annecy. Como os gostos e orçamentos variam muito, prefiro deixar que o viajante escolha e vivencie suas próprias experiências.

Os restaurantes mais sofisticados encontram-se as margens do Rio Thiou e na Rue Sainte Claire.

Recomendações:

  • provar o sorvete da Glacier des Alpes
  • caso esteja buscando uma refeição rápida, não deixe de provar as deliciosas pizzas do Sapaudia

DICAS E INFORMAÇÕES

  • O estacionamento ao norte da cidade é gratuito enquanto os estacionamentos próximos ao lago são pagos e possuem valores expressivos.
  • Entre abril e setembro muitos grupos de turistas lotam a cidade durante o dia. Para apreciá-la com tranquilidade chegue antes das 9h30 (horários que os grupos começam a chegar).
Tio Léo fingindo que é rico em Annecy